Cultura e mudanças organizacionais
Na centralização, ocorre a concentração de poder nas mãos da alta cúpula da empresa. Essa visão prega a hierarquização da corporação e torna os processos decisórios concentrados em alguém ou algum grupo que detém o poder. Proporciona que as decisões sejam tomadas por quem tem uma visão global da empresa e que sejam uniformes com as ações, planejamentos e projeções da organização. A descentralização ocorre quando é dado o poder de decisão aos demais níveis hierárquicos, juntamente com a direção da corporação. Isso permite com que as decisões possam ser tomadas mais rapidamente in loco, sem a necessidade de uma reunião dos administradores para a deliberação.
A centralização tem por vantagem o fato de a decisão ser tomada baseada numa visão completa da empresa, mais especializada e capacitada para esse propósito e por vir de pessoa que conhece bem os objetivos da empresa. Contudo, as decisões tendem a ser tomadas por pessoas que não estão vivenciando de perto as situações e esse distanciamento causa uma demora na resolução desses problemas e uma frustação por parte dos gestores que estão ali e não tem poder de decisão.
Em contrapartida, com a descentralização do poder, a decisão é tomada de forma mais rápida por quem está participando efetivamente do processo, cria nos gestores intermediários maior senso de responsabilidade e preparação para o exercício do cargo. Porém pode acarretar numa falta de comunicação entre os setores e gera para a empresa um maior custo na preparação e treinamento desses gestores.
2 – Comentar os principais aspectos de sucesso e de fracasso a serem considerados na análise e compreensão de um processo de delegação.
“Delegação de autoridade é o processo pelo qual os gerentes alocam autoridade em sentido descendente às pessoas que eles chefiam”. (Lisboa)
A delegação possibilita ao gestor a distribuição das tarefas