Cultura e Humanização
TATIANA GOMES - RA 52204
Ética para um bom governo
Artigo apresentado ao Curso de Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, como parte dos requisitos para composição da Média N1 na disciplina Ética, sob a orientação do Prof. Ms. Luiz Felippe Matta Ramos.
SÃO PAULO
2014
Vivemos hoje em governos sem ética para com o povo muita corrupção e falta de comportamentos éticos para com a nação.
Precisa-se hoje de Homens de valor ético e moral homens que possam mudar levar a nação para um governo virtuoso, ético. Existe hoje uma necessidade muito grande de entender os escândalos e saber onde toda esta falta de ética pode levar a todos nós. Alguns estudiosos durante a história se ocuparam em escrever sobre politica, mais entre muitos traremos a luz os escritos de Nicolau Maquiavel. Em seu brilhantismo em sua vida escreveu muito para nossa época moderna e com os mesmos problemas de épocas atrás. Maquiavel muitas vezes em seus escritos sita a necessidade de existir um homem capaz de governar a todos sem corrupção e abusos, usando sempre a Ética, o bom proceder para com todos. Vejamos o que Maquiavel fala sobre este abençoado homem:
“(...) é preciso que seja promovido por um homem prudente, que perceba o inconveniente de antemão, quando ele nasce. Desse tipo de homem é fácil que nunca surja nenhum em cada cidade: e mesmo que surgisse, pode ser que nunca persuadisse os outros daquilo que pretende; porque os homens acostumados a viver de um modo, não querem muda-lo, sobretudo se os veem o mal de perto.”
(Discorsi I – Cap. 18, P.75).
É triste, e dura às palavras de Maquiavel, mas se observada com atenção e desprendimento verá que são palavras muito sabias. É preciso para que se construa uma boa nação e um bom governo, um bom homem com proceder sincero e verdadeiro, um proceder extremamente Ético. Mas têm que se concordar com Maquiavel