Organzação e Normas (Ford, Taylor e Fayol)
1. O que eram as corporações? Como eram compostas?
Instituições econômicas básicas das cidades medievais que surgiram no século XII, com intuito de regulamentar o processo produtivo. Eram compostas por mercadores e artífices (artesãos), visando se proteger-se, criaram associações. Os mercadores criaram as Guildas e os artífices, as Corporações. Eram compostas por trabalhadores de mesmo ofício.
2. Nas corporações, que fatores dependiam o acesso de uma pessoa de uma categoria para outra?
A sua classe profissional definia a categoria a qual pertencia o indivíduo.
3. No final da Idade Média, qual foi a transformação sofrida pelas corporações?
As corporações tornaram-se mais exclusivistas e começou a ser dominada pelos membros mais ricos. Onde a passagem do ofício ficou bem hierárquica. E por isso, ficou cada vez mais difícil se tornar mestres.
4. O que foi a Revolução Industrial?
A Revolução Industrial foi uma junção de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança pra sociedade foi a passagem do trabalho artesanal para manufaturas. O que representava um aumento significativo da produção, que também se tornou padronizada.
5. O que caracteriza a primeira fase da Revolução Industrial?
A primeira fase da revolução industrial foi limitada à Inglaterra. Afetou principalmente a industrias de tecidos de algodão com o uso de tear mecânico. O uso de máquinas a vapor também foi um marco dessa fase
6. O que caracteriza a segunda fase da Revolução Industrial?
A segunda fase da Revolução Industrial já se dissipou por outros países como: Alemanha, França, Rússia, e Itália. A aplicação de aço, energia elétrica, combustíveis derivados do petróleo, locomotivas a vapor, invenção do motor e desenvolvimento de produtos químicos foram os grandes marcos deste período.
7. Que benefícios foram proporcionados pela Revolução Industrial?
A substituição das ferramentas pelas máquinas,