Cultura e Humanização
São diversas as definições de cultura, de acordo com Edward Tylor no século XIX, a cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.
As crenças, os valores, as tradições, os costumes, a linguagem, a comunicação, a organização social, a ciência e a tecnologia e a arte nas suas mais variadas formas de expressão, constituem um amplo acervo de manifestações culturais. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Pode ser conceituada no sentido antropológico, onde todos somos produtores de cultura e no sentido restrito, que se refere a produção das artes e letras.
A cultura é viva, está sempre em transformação e sendo assim, veremos também que a cultura pode ser dividida em quatro diferentes definições.
1 – Conceito Antropológico de cultura No sentido antropológico e social, cultura é tudo aquilo que o ser humano produz para construir sua vida e satisfazer suas necessidades. Cultura engloba as artes, letras modos de vida, crenças, tradições e também os direitos fundamentais do ser humano. É responsável também pelas diversas formas como os seres se relacionam entre si e com o ambiente. A maneira como o ser humano vive e se comporta não é algo natural, que nasce com cada indivíduo e sim cultural, já que todo contato é mediado por símbolos. E esses símbolos encontram-se cada vez mais elaborados, deixando assim a comunicação mais elaborada também. Sendo assim, a cultura pode ser considerada o conjunto de símbolos elaborados por um