Cultura e humanização
A cultura é uma criação humana ao tentar resolver seus problemas, o homem produz meios para a satisfação de suas necessidades e com isso, transforma o mundo natural e a si mesmo. Por meio do trabalho instaura relações sociais, cria modelos de comportamentos, instituições e saberes. O aperfeiçoamento dessas atividades, no entanto, só é possível pela transmissão dos conhecimentos adquiridos através das gerações. É a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência material e espiritual.
A educação é, portanto, fundamental para a socialização do homem e sua humanização. Trata-se de um processo que dura a vida toda e não se restringe à mera continuidade da tradição, pois supõe a possibilidade de rupturas, pelas quais a cultura se renova e o homem faz a história.
2. Faça um comentário crítico da epigrafe do capitulo, aplicando os conceitos levantados no texto.
Segundo Arruda (1997), cultura é o resultado de tudo que o homem produz para construir sua existência, ou seja, a transformação que o homem exerce sobre a natureza.
A Cultura que carregamos, não nasceu e transcorreu por si só, mas depende do Espaço social de que você usufrui e vive, depende das relações e valores que você acrescentará pra si, no decorrer de sua trajetória. Não há caminho feito, mas a fazer, não há modelo de conduta, mas um processo contínuo de estabelecimento de valores. Nada mais se apresenta como absolutamente certo e inquestionável. É evidente que essa condição de certa forma fragiliza o homem, pois ele perde a segurança característica da vida animal, em harmonia com a natureza.
Ao mesmo tempo, o que parece ser sua fragilidade é justamente a característica humana mais perfeita e mais nobre: a capacidade do homem de produzir sua própria história.
3. Caracterize e distinga esses dois tipos de atos: uma aranha