Cultura e Humanização
Introdução
" O Homem se caracteriza a partir de diferentes e diversas dimensões, mas não se limita a eles Uma dessas dimensões, talvez uma das mais amplas e complexas para o entendimento seja a cultura. Vamos, portanto discutir essa o dimensão ou característica que expressa o sentido da produção humana"
Diversos Conceitos de Cultura
Do ponto de vista antropológico, o conceito de cultura é o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Do ponto de vista sociológico, o conceito de cultura simboliza a totalidade do que é aprendido e partilhado entre os sujeitos de um determinado grupo oferecendo uma identidade própria entre os mesmos.
Do ponto de vista filosófico, o conceito de cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam a natureza e o comportamento natural, ou seja, é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Portanto, é uma série de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos demais membros de um determinado grupo ao longo de sua historicidade.
Cultura e Socialização
O processo de socialização tem início pela influência da comunidade sobre os indivíduos.
O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que ao nascer a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa.
A língua que aprende, a maneira de se alimentar , o jeito de sentar, andar , correr, brincar, o tom de voz nas conversas e as relações sociais .
A condição humana resulta, pois da assimilação de modelos sociais : a humanização se realiza pela cultura. Não apresenta características universais e eternas, pois variam as respostas dadas socialmente aos desafios, a fim de realizar a existência sempre historicamente situada.
A autoprodução humana por meio da cultura completa-se em dois movimentos contraditórios e inseparáveis: