intolerancia a lactose
Nutrição
Estudo Dirigido Intolerância à lactose
E.R.B, 40 anos, sexo feminino, com queixa de diarreia há 8 anos, 3-5 evac/dia, fezes liquidas, distensão, dor abdominal com cólica. Nega perda de peso e mantém bom estado geral.
- dosagem de glicemia de jejum: 88mg/dl
- teste de tolerância à lactose:
- após a ingestão de 50g de lactose:
Aos 30’ = 90mg/dl
Aos 60’ = 85mg/dl
Aos 120’ = 87mg/dl
1- Conceitue intolerância à lactose:
É uma condição que resulta de uma inabilidade de digerir o açúcar do leite, lactose.
A intolerância a lactose pode ocorrer tanto devido à deficiência primária de produção de lactase no intestino delgado como pode ser secundária a uma patologia da mucosa intestinal, onde a lactase é normalmente produzida
2- Qual deve ser a faixa da glicemia sanguínea em um indivíduo sem intolerância? Em qual população há maiores casos de intolerância?
Glicose normal do sangue (em jejum): de 70 a 110 md/dl
Sendo que existe uma variabilidade entre os grupos étnicos frequência da intolerância a lactose é mais baixa entre os escandinavos e outros europeus do norte e mais alta entre os nativos norte americanos e asiáticos do sudeste.
3- Quais os sinais e os sintomas da intolerância à lactose?
A intolerância a lactose corresponde a uma condição de dor, náusea, inchaço, diarréia e flatulência após a ingestão de alimentos contendo lactose, mais particularmente produtos provenientes do leite.
4- O que é lactase e lactose?
A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose. É produzida na mucosa intestinal, na zona superficial das microvilosidades do intestino delgado. A sua localização superficial torna-a vulnerável a qualquer agressão à mucosa intestinal, podendo deixar de ser produzida