Cultura organizacional
O presente artigo discorre sobre os conceitos de cultura organizacional, Plano de carreira e T & D com intuito de enfatizar a avaliação para saber o nível de satisfação dos colaboradores da Faculdade Metropolitana da Grande Recife para uma intervenção organizacional contextualizada e capaz de promover mudanças organizacionais consistentes.
Antes de explanar sobre os respectivos temas é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo. Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores que permeiam as relações de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades.
2. CULTURA ORGANIZACIONAL
3.1 Imagem da Organização
A imagem de uma organização depende totalmente dos seus processos comunicativos. As organizações têm seus objetivos e para alcançá-los é preciso ter uma boa imagem perante seus públicos de interesse e, se essa for mantida, até crises podem ser evitadas. De acordo com Bressane (2009), “A comunicação que ajuda a organização ser bem vista, inicia-se com o público interno (colaboradores), pois são eles os principais informantes da organização. Qualquer novidade, boa ou ruim, que ocorra na organização, são eles os primeiros a emitir opiniões, por isso as organizações têm que tomar cuidado com o fluxo de informação dado aos funcionários para que nada chegue sem ser explicado