Gestão e inspecção escolar
Assim, a gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos. Qualquer modelo tem como objectivo, identificar, planear, captar, avaliar e desenvolver as necessárias competências para a concretização dos objectivos de uma determinada instituição (escolar, empresarial, colectiva ou individual).
Neste artigo serão apresentados vários modelos de gestão de competências. Tendo em conta a sua pluralidade, no entanto nenhum se pode considerar como uma receita infalível, a gestão de competências, não é uma ciência exacta, como tal devemos ter sempre em conta onde estamos e para onde queremos ir com este modelo de gestão adaptando-o á realidade especifica da empresa.
Os que actualmente são mais usados pelas empresas de consultoria de recursos humanos são: Modelo Hay-Macber; Modelo DDI e o Modelo Funcional. Todos eles se debruçam sobre o saber fazer, querer fazer e poder fazer.
1-