cultura organizacional
Pode-se afirmar que cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais a cultura da empresa for entendida, maior a chance de sobrevivência no mercado. É composta e se forma pela somatória de vários aspectos individuais daqueles que fazem parte da mesma, como exemplo: conhecimentos táticos, os valores, as crenças, etc. Uma cultura é criada através dos costumes, de suas tradições, da forma como as pessoas agem e interagem uma com as outras. Além disso, há também os principais elementos que representam à cultura de uma organização, nas quais se destacam: as cerimônias, o ritos, os rituais, os mitos, os heróis, os símbolos e a linguagem. São elementos que possibilitam a visualização da cultura organizacional.
A respeito da identidade cultural organizacional, será atribuída através do conceito que ela e seus colaboradores possuem acerca do trabalho. Que possui vários significados, dentre eles, a macroinstância político-econômica, instância da organização do processo de trabalho, instância do simbólico, entre outros.
Sabe-se que a cultura organizacional é formada por princípios, crenças, valores, e por esse motivo, entre os grandes desafios impostos aos gestores da organização, está o da implantação de mudanças. Uma vez que é encontrada muita resistência para tal, tanto das pessoas (como os hábitos, fatores econômicos, etc.) como da própria organização( como exemplo a inércia estrutural),cabe aos gestores criar projetos de premiações e recompensas, processos educativos e apoio às pessoas envolvidas no processo de mudança, para que esse óbice possa ser superado. Essas mudanças organizacionais podem interferir no clima organizacional.
Entende-se como clima organizacional a qualidade do