Cultura Organizacional
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional:
Em geral, os conceitos encontrados são muito parecidos ou se complementam. Cultura organizacional se refere a um sistema e valores compartilhados pelos membros de uma organização e que se distingue de outras. No entanto, a conceituação de Nassar (2000) define melhor este conceito:
“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.”
Alguns autores afirmam que a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo. E que muitas vezes, estão inseridas em um mesmo contexto sócio econômico cultural, entretanto, apresentam características diferentes. Isto acontece porque existem inúmeras variáveis, como o tipo de liderança, o modelo de gestão, o comprometimento dos colaboradores. Enfim, são vários os fatores que irão constituir uma cultura diferente em cada organização.
De acordo com pesquisas recentes, há um conjunto de sete características básicas que expõe a essência dessa cultura. São elas:
1) Inovação e propensão a riscos. O grau em que os trabalhadores da organização são estimulados a serem inovadores e a assumirem os riscos.
2) Atenção aos detalhes. Refere-se ao grau esperado de precisão. Todos dentro da organização devem estar atentos aos detalhes.
3) Orientação para os resultados. O grau em que os dirigentes focam nos resultados e nos processos realizados para alcançá-los.
4) Orientação para as pessoas. Quando as decisões dos dirigentes consideram o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.
5) Orientação para a equipe. O grau em que as atividades de trabalho são organizadas em função das equipes, e não dos indivíduos.
6)