Doen As Virais
2. Nome do vírus
3. Principais sintomas
4. Principais profilaxias
1. Resfriado. 2. Acontece pela ação de vários vírus, sendo adenovírus e rinovírus os mais frequentes. 3. Sintomas: Garganta irritada, um excesso na produção de secreção nasal e uma febre baixa. 4. Evitar o contato com o doente e com seus objetos de uso pessoal e lavar sempre bem as mãos. Recomenda-se repouso, beber muita água e alimentar-se de maneira correta. Pode ser prevenida através de vacina.
1. Caxumba. 2. Vírus Paramyxovirus. 3. Inchaço e dor nas glândulas, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao engolir. 4. Vacina contra a caxumba. Não há tratamento, apenas métodos para aliviar os sintomas através do uso de analgésicos e repouso.
1. Raiva/Hidrofobia. 2. RNA vírus do gênero Lyssavirus. 3. É transmitida através da mordida de um mamífero infectado. Sintoma decorrente da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado via corrente sanguínea. Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de seus sintomas. 99% das vezes é fatal. 4. Evitar o contato com animais selvagens e de rua; e também vacinar cães, gatos, e outros animais de seu convívio.
1. Rubéola. 2. Vírus RNA chamado Togavírus. 3. Febre, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, prostração e corrimento nasal. Essas manifestações aparecem 18 dias após a infecção e podem ser confundidas com as de uma gripe. Outros sintomas são o aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas cor-de-rosa cutâneas, vermelhidão dos olhos, pele seca. 4. Geralmente são utilizados analgésicos comuns para controlar as dores articulares e musculares, e antitérmicos para controlar a febre. É recomendável também fazer repouso durante o período crítico da doença. A vacinação, que deve ser feita aos 15 meses de idade, é fundamental como medida preventiva.
1. Sarampo. 2. Morbili vírus. 3. Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite