7039 1035097
1703 palavras
7 páginas
Produção de sementes Histórico: desde os primórdios quando o homem deixou de ser nômade e passou a vida em comunidades fixas a necessidade de cultivar o seu alimento fomentou o uso de sementes.
O melhoramento também inicia conjuntamente, pois estas comunidades começam a selecionar as sementes das plantas que resultam em melhores colheitas.
No século passado inicia-se o estudo da genética e também os programas de melhoramento modernos (seleção de cultivares e híbridos) Atualmente estamos diante de uma revolução com o advento da transgenia que possibilita o surgimento de plantas resistentes a herbicidas, resistentes a insetos e com propriedades nutricionais elevadas. Produção de sementes
A semente é o veículo que leva ao agricultor todo o potencial de uma cultivar/híbrido com características superiores. Produção de sementes
Objetivo de um programa de sementes:
Minimizar as perdas durante a multiplicação da semente básica até a semente ter volume em escala comercial.
Novas cultivares só se tornam aceitas pelos agricultores se o fornecimento de sementes for adequado a demanda. De nada adianta possuir um material superior se este não chega ao produtor em quantidade e com boa qualidade.
Produção de sementes
Muitos produtores ainda guardam parte de sua colheita para servir como semente. Isto provoca alguns problemas. Quais???
Produção de sementes
O uso de sementes de alta qualidade traz ao produtor diversos benefícios:
1.
2.
3.
4.
Aumento da produção e produtividade;
Melhor aproveitamento de insumos (emergência e vigor);
Constante aprimoramento das cultivares;
Menores transtornos com PD, doenças e pragas.
Produção de sementes
Componentes de um programa de sementes:
Produção de sementes
1. Pesquisa: é o início do processo onde
fitomelhoristas/pesquisadores desenvolvem cultivares com características superiores. Dentre os atributos de superioridade de uma cultivar podemos citar:
a)
b)
c)
d)
e)
Potencial de rendimento;
Resistência