Cultura Organizacional
Podemos conceituar Organização Pública, toda atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para atender ao anseio da sociedade. O Estado é o conjunto de órgãos de pessoas junto com pessoas jurídicas, as quais a lei autorizou o exercício da função administrativa.
Nossa Administração Pública é uma organização de trabalho muito antiga, planejada com o objetivo de criar o bem estar social, político e econômico, automaticamente criando uma cultura e uma personalidade coletiva.
A organização pública no Estado se dividi em ciências políticas, sociais, jurídicas, culturais e econômicas. E as formas de conduta humana, irá determinar como será distribuída e exercida a autoridade política, sempre visando atender aos interesses da sociedade.
A organização pública realiza os serviços prestados a comunidade. É função do gestor público: dirigir, governar e exercer sua função, para obter um resultado positivo.
Baseadas na estrutura hierarquizada, sempre estabelecendo a relação de subordinação. Podemos citar como exemplo de organização pública, bem próxima de nós, a prefeitura. Equiparada pela lei, dispõe de secretarias, da autarquia, para melhor desenvolver suas atividades.
A falha notória na organização pública, é que muitas das vezes os políticos não estão preparados e nem capacitados para exercer a função de gestor. Normalmente, sabem pouco da administração, do Direito e da contabilidade, deixando a estrutura subordinada à outros.
Outra falha, vista atualmente nas repartições públicas, esta relacionada a velocidade das mudanças e o avanço da tecnologia. Compreender estes fatores é essencial para facilitar o desenvolvimento das atividades.
Infelizmente, não a avaliação de planejamento e a consciência do erro, só se manifesta de forma drástica.
Nossas organizações, precisam ser estimuladas no controle de funções. Definir metas, acompanhar as realizações das atividades, montar um sistema de informação