Cultura Organizacional
Conceito
1) A cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. Ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa. Segundo os estudos do psicólogo neerlandês Geert Hofstede, a atribuição de cultura a uma organização é um fenômeno contemporâneo. Também conforme as ideias de Edgar Schein, a cultural organizacional é formada por três níveis de conhecimento, como os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores).
Conhecimento da Cultura nas organizações de Trabalho
2) Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, é composta por pessoas que devem receber instruções claras sobre o funcionamento é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas e integração na empresa. No entanto cabem ao líder transmitir esses preceitos, visões, valores da empresa, direcionando os colaboradores para que a conduta dentro da organização seja condizente com aquilo que a organização considera ideal.
Então é fundamental o estudo e conhecimento da cultura no trabalho para o alicerce nas ações e práticas de gestão de pessoas na organização e resultados.
Importância da Cultura Organizacional
3) A- Forma de tratamento pessoal e formas de tomar e compartilhar decisões.
B- Formas de atuar no mercado e formas de lidar com concorrente.
C- No banco Itaú tem um