Cultura Organizacional
1) O que é necessário para se ter poder, privilégios e acesso, conforme a cultura brasileira?
É necessário para se ter poder, privilégios e acesso, um sistema composto de quatro subsistemas: o institucional (ou formal) e o pessoal (informal), o dos líderes e o dos liderados, apresentando traços culturais em comum e traços especiais, que articulam o conjunto como um todo. Esses subsistemas apresentam interseções entre si, encontrando-se aí traços culturais comuns. São quatro interseções caracterizadas pela concentração do poder (na interseção dos subsistemas líderes e formal), pela postura de espectador ( na interseção dos subsistemas liderados e formal), pelo personalismo ( na interseção dos subsistemas líderes e pessoal) e pelo evitar conflito ( na interseção dos subsistemas liderados e pessoal).
2) O que significa personalismo?
Essa palavra é frequentemente usada para marcar a posição de alguém que está em desvantagem ou mesmo inferioridade. Por exemplo, no Brasil, um indivíduo isolado e sem relações é considerado altamente negativo. Essa atitude, na qual a referência para a decisão é a importância ou a necessidade da pessoa envolvida na questão, sobrepondo-se às necessidades do sistema no qual a questão está inserida, é a que encontramos no Brasil e que chamamos de personalismo.
3) Explique o conceito de "postura de espectador" apresentado pelo autor.
Esse conceito de ‘’postura de espectador’’ é o processo de infantilização, que reforça o baixo nível de consciência crítica, faz com que, mesmo havendo maior liberdade de atuação, não se saiba o que se quer, faz com que não exista vontade própria.
4) O que significa Paternalismo, conforme o texto?
Significa a concentração do poder e personalismo, em maior ou menor grau, tem como síntese o paternalismo. Ele apresenta duas faces: o patriarcalismo e o patrimonialismo. O patriarcalismo é em nossa sociedade o valor de que o patriarca tudo pode e aos membros do clã só cabe pedir e obedecer. O