Cultura organizacional
ANA PAULA DA SILVA MAYA
CLEITON ERNESTO DIAS
JÉSSICA CARDOSO DE OLIVEIRA
MAYARA MARQUES FERNANDES
RECURSOS HUMANOS
VÁRZEA PAULISTA - SP
NOVEMBRO 2012
FACULDADE PADRE ANCHIETA DE VÁRZEA PAULISTA
ANA PAULA DA SILVA MAYA
CLEITON ERNESTO DIAS
JÉSSICA CARDOSO DE OLIVEIRA
MAYARA MARQUES FERNANDES
CULTURA ORGANIZACIONAL
Pesquisa sobre Cultura Organizacional para a disciplina de Recursos Humanos do Curso de Administração da Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista sob a orientação da Professora Meuri.
VÁRZEA PAULISTA - SP
MAIO 2012 *
CULTURAL ORGANIZACIONAL
Toda organização possui uma cultura própria que identifica e que forma o conjunto que realça os seus costumes, suas crenças e seus valores. É pela cultura que uma empresa fixa a marca do seu perfil e também orienta ou controle o comportamento daqueles que se formam.
Ao tratarmos os indivíduos dizemos que cada pessoa tem a sua própria cultura e sua própria personalidade, características que os diferenciam dos demais. Nas organizações é possível traçar uma analogia com os indivíduos, já que cada empresa tem a sua própria cultura e sua própria sintalidade que as torna igualmente diferenciadas das demais.
A cultura referindo-se ao ser humano em expresso modo é como este encara as coisas, o mundo, o sentido da vida. Temos então cultura como sinônimo de mundividência * 1.1 CULTURAS OBJETIVA E SUBJETIVA
A palavra cultura, sob o modo do ponto de vista da chamada “cultura subjetiva”, é a que exprime o desenvolvimento cognitivo das pessoas (inteligência, conhecimento, memória, etc.) a ponta oposta é representada pela “cultura objetiva”: aquela que os antropólogos usam para identificar a maneira de ser de cada um (crenças, valores, etc.)
A cultura organizacional é tão estreitamente dependente do conjunto de valores das pessoas que a formam que, a coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
A