Matriz referencial de psicologia organizacional
Foi construída a matriz teórica referencial para embasar o trabalho de diagnóstico grupal, segundo os conceitos de Schein (1982) e as discussões obtidas durante as supervisões
MATRIZ REFERENCIAL PARA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
CONCEITO DESCRIÇÃO
Sistema Sócio-técnico Sistema aberto que está em constante interação com o ambiente e a organização. Estrutura-se em dois subsistemas: o social e o técnico. Estes subsistemas apresentam um inter-relacionamento: são interdependentes e um influencia o outro. O Subsistema Técnico compreende as instalações físicas, máquinas e equipamentos, tecnologia e exigências da tarefa. É responsável pela eficiência potencial da organização. Este é moldado pela especialização e conhecimento das habilidades exigidas e pelo arranjo físico. O Subsistema Social compreende as pessoas, as relações sociais, habilidades, capacidades, necessidades e aspirações. Transforma a eficiência potencial em eficiência real.
Tarefa Primária É a principal função das pessoas na organização. Às vezes elas não a visualizam, o que deixa os objetivos no plano individual. É uma compreensão do significado das atividades a realizar.
Sociedade solidária e participativa É o que entendemos hoje como Economia Solidária, na qual as pessoas participam ativamente do modo de produção, podendo opinar e participar das decisões e usufruir dos resultados. Era considerado um olhar para todos, o trabalho deveria ter frutos para toda a aldeia na época das Reduções Jesuíticas.
Coordenação Vem por parte da organização para guiar o esforço a serviço da ajuda mútua
Divisão do trabalho É a divisão de tarefas em diferentes unidades organizacionais. Exemplo: linha de montagem da Ford no começo do Fordismo.
Integração Se cada um tem uma tarefa, precisa haver essa função integradora. A hierarquia de autoridade é uma das formas mais comuns de se integrar.
Organização Formal Formada por níveis hierárquicos, divididos em um organograma.
Organograma típico