Cultura Organizacional
Cultura é uma (des)vantagem competitiva?
Rio de janeiro
2013
Cultura é uma (des)vantagem competitiva?
As características antropológicas de uma empresa são modeladas pela cultura do país no qual ela está inserida e também por aqueles que a dirigem. Uma vez que a cultura de uma determinada região é praticamente invariável, no desejo de se modificar a cultura organizacional de uma empresa, é necessário que se mude o comportamento da direção da mesma, o que muitas vezes é uma tarefa muito difícil chegando a ser sofrível.
O termo “cultura” ao qual a pergunta se refere, corresponde à cultura organizacional. Mas o que isto significa?
Cultura Organizacional é a cultura intrínseca, somada e ponderada, de todos os colaboradores de uma determinada organização, que tem influencia direta em todos os processos e relacionamentos dentro da mesma. As práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional; tudo isso é regido pela cultura organizacional. Cultura essa que influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.
Segundo Ferreira, J.M. Carvalho:
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
Enquanto os segmentos culturais de uma empresa são funcionais, ótimo. Mas inúmeras vezes percebemos que no decorrer da gestão e, com a variação do mercado os segmentos que no início eram funcionais podem se tornar obsoletos e até mesmo disfuncionais, impedindo que a organização se adapte com sucesso a um ambiente em constante mudança. Para que a organização evolua é necessário que novos elementos sejam acrescentados à sua cultura, descartando os