Cultura organizacional
O temo cultura organizacional foi desde os anos 80 objeto de importantes estudos acadêmicos. Linda Smircich, uma pesquisadora norte americana publicou em 1983 um importante artigo obre cultura organizacional ajudando a definir esse conceito. Sendo esse artigo clássico, o conceito de cultura organizacional normalmente é tratado de duas formas.
Cultura Organizacional: A organização tem um cultura A organização é uma cultura
2. A cultura organizacional como variável – “a organização tem uma cultura “
A cultura pode ser variável – podemos considerar que uma organização tem uma que muda com o tempo. De acordo com essa visão define-se que a organização é um sistema composto de subsistemas, conjuntos de partes diferente, mas que funcionam como parte integrada.
● Um elemento informal, ou seja, pelo conjunto de indivíduos que compõem a organização e pelas suas respectivas subculturas ou visões do mundo.
● Um elemento informal, ou seja, a cultura oficial da empresa – as regras, os padrões os valores e as formas de comportamento propagadas pelos dirigentes pelos meios de comunicação oficiais.
O subsistema humano e cultural relaciona-se aos outros subsistemas da empresa o subsistema gerencial o subsistema estrutural o subsistema estratégico e o subsistema técnico. Trata-se assim como os subsistemas humano e cultural se transformam e interagem com os outros subsistemas.
Elemento Informal → Subculturas e visões de mundo dos membros da organização
↑ ↓
Elemento formal → Cultura oficial da organização
3. Conceitualizando a Cultura Organizacional Segundo Schein
A cultura de uma organização segundo Schein por meio da linguagem dos símbolos e das imagens das historias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias dos hábitos e dos valores que permeiam essa organização alem dos seus objetos