Estatística
Disciplina: Estatística Curso: Redes de Computadores Campus: Chácara Santo Antônio
Nome: Gustavo Pardo Barreto RA: A7003D9
Disciplina: Estatística Curso: Redes de Computadores Campus: Chácara Santo Antônio
A Estatística
Diariamente o ser humano, lida com dados de todos os tipos, seja na vida particular, no trabalho, no lazer ou nas interações sociais, políticas ou econômicas que fazem parte do contexto em que vive.
Surge, então, a necessidade de coletar, organizar, tratar e interpretar esses conjuntos de dados, de forma que ajude os seres humanos a conhecer melhor o todo a partir de suas partes. No entanto, faz-se necessário a utilização de uma ferramenta que possibilite este tratamento de forma segura e ordenada. Este conjunto de ferramentas é chamado de estatística.
Para STIGLER (1987) o método estatístico é uma mistura de ciência, tecnologia e lógica, buscando a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano. De acordo com MATSUSHITA (2004) a estatística, tem, também, o caráter de estudo das incertezas e consequentes efeitos nas decisões organizacionais. A estatística segundo INESUL (2007) é utilizada desde os tempos remotos, como o caso da citação bíblica de que por meio de um decreto real do imperador César Augusto, ordenava que todos fossem alistar-se, cada um em sua cidade natal, a fim de participar do recenseamento ( BÍBLIA, N.T. Lucas, 2:1-3).
Mas foi somente a partir do século XIX, que a importância da estatística espalhou-se pelas outras áreas do conhecimento. Suas aplicações práticas nas grandes organizações, se deu, no século XX. Os japoneses tiveram grande relevância na difusão da importância prática das ferramentas estatísticas com suas teorias da qualidade total.
O estudo da estatística inicia-se pelo estudo dos tipos e processos de coleta de dados, depois são apresentadas as medidas numéricas descritivas como as medidas de tendência central e dispersão em