Administraçao
O lucro líquido é decorrente das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis (impostos e comissões sobre as vendas), menos todas as despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, manutenção, despesas financeiras etc.).
O administrador financeiro deverá conhecer e administrar corretamente os
Custos de sua empresa, tomando as decisões mais adequadas para maximizar os resultados financeiros da empresa.
Também deverá conhecer e utilizar adequadamente os conceitos de Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e Formação do Preço de Venda, para realizar uma eficiente gestão financeira da empresa.
Neste SAIBA MAIS estão sendo tratados os conceitos de Estrutura de Custos, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e Formação do Preço de Venda. 2. Estrutura de Custos 2.1. Custo Direto Variável
O custo direto variável representa os valores gastos diretamente com a aquisição das mercadorias para a revenda, com a fabricação dos produtos para a venda, ou com a realização dos serviços vendidos.
Portanto, o custo direto variável é o custo das mercadorias / produtos / serviços vendidos.
Na atividade comercial:
• É o custo de aquisição da mercadoria vendida.
Na atividade industrial:
• É o custo de aquisição das matérias primas gasto na produção, mais o custo da mão de obra direta envolvida no processo de fabricação.
Na atividade de prestação de serviços:
• É o custo da mão de obra direta envolvida na realização do serviço, mais o custo dos materiais utilizados no serviço realizado. 2.2. Despesas Variáveis
Despesas variáveis são as despesas realizadas em função das vendas realizadas.
Normalmente essas despesas se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas.
Exemplos de despesas variáveis:
• Impostos sobre as Vendas
• Comissões sobre as Vendas
•