Cultura organizacional
Seleção: explicita objetivo de contratar indivíduos dotados de conhecimento, habilidades e capacidades para o desempenho das suas atividades e que estes tenham valores consistentes com a organização.
A decisão de saber contratar será muito influenciada pelo julgamento do selecionador portanto não pode negar o aspecto subjetivo existente no processo.
• Dirigentes: por meio do que dizem e pela maneira em que se comportam estabelecem normas que se difundem pela organização, sendo estas: riscos a serem assumidos, liberdade concedida aos funcionários, a forma correta de se vestirem e ações que podem serem revertidas em recompensas e promoções.
• Socialização é um processo de adaptação para os novos funcionários da organização. Este é um processo de três estágios.
SOCIALIZAÇÃO
ESTÁGIO DE PRÉCHEGADA
ESTÁGIO DO ENCONTRO
ESTÁGIO DA METAMORFOSE
• Estágio de pré-chegada:o profissional, antes de juntar se a organização muitas das vezes passa por uma especialização e mediante esta ele traz consigo um conjunto de valores, atitudes e expectativas, e os executivos vão procurar os capacitados em instituições que tem os princípios e valores iguais a da empresa. E na maioria das empresas neste estagio o processo de seleção serve para informar aos eventuais funcionários sobre a organização como um todo.
• Estágio do encontro: confronto das expectativas sobre a empresa com a realidade encontrada. • Este estágio pode reafirmar as percepções preexistente. No caso das expectativas préatendidas ou divergências das mesmas, mediante isto, visa socializar os funcionários para que este substitua suas impressões por um novo conjunto de premissas desejáveis, e em casos extremos os funcionários poderão ficar desiludidos com a realidade da empresa e pedir demissão.
• Estágio da metamorfose: mediante este estágio o funcionário passa por mudanças resolvendo os