Movimento de translação
A revolução da Terra, também conhecida como translação da Terra, é o movimento elíptico que a Terrarealiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.
O movimento demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos a ser realizado. Como não há dias "quebrados", essas quase 6 horas são acumuladas ao longo de 4 anos até formar um dia, o dia 29 de fevereiro, que aparece no denominado Ano Bissexto. São anos bissextos, por definição, os múltiplos de 4, desde que não sejam também múltiplos de 100, exceto se forem múltiplos de 400. ex. 1600, 2000, 2004.
O sentido de translação da Terra é anti-horário se observado do espaço sideral do Norte para o Sul. Se observado do Sul para o Norte este movimento seria horário [1].
Para eliminar esta ambiguidade, podemos utilizar a convenção matemática do vetor velocidade angular [pic]. Este vetor aponta para o norte, paralelo ao eixo de rotação, que se encontra no centro de massa do sistema Terra-Sol. A rotação da Terra segue o movimento no mesmo sentido, estando o seu eixo de rotação inclinado de 23° em relação ao plano de sua órbita.
[pic]
Diagrama das estações da Terra vistas de um observador olhando a partir do norte geográfico. Na extrema direita está o solstício de Dezembro
[pic]
Diagrama das estações da Terra vistas de um observador olhando a partir do sul geográfico. Na extrema esquerda está ocorrendo o solstício de