Liberdade e responsabilidade democráticas - dr4
Núcleo Gerador 1: Liberdade e Responsabilidade Democráticas
PROPOSTA DE TRABALHO
DR4
Participa consciente e sustentadamente na comunidade global
É um facto que todos nós enquanto seres humanos temos direitos fundamentais que nunca deveriam ser postos em causa. A realidade, porém, mostra-nos o contrário.
É por isso que não creio que todos os direitos consagrados na Declaração dos Direitos Humanos estejam amplamente garantidos.
Se todos nascemos livres e iguais em dignidade e direitos, dotados de razão e consciência, deveríamos agir uns para com os outros em espírito de fraternidade, como nos diz o 1º artigo desta mesma Declaração. Mas infelizmente o que acontece muitas vezes é exatamente o oposto. No nosso dia-a-dia deparamo-nos com essas situações, claro que de uma forma muito mais subtil.
"Ser humano é ser Solidário com o próximo, é saber ser feliz e transmitir isso a todos."
Existem muitas pessoas que vivem na escravidão, e mais grave ainda são as crianças que também são usadas como escravas durante horas, durante dias e meses a fio e até anos, acabando por nunca chagarem a serem reconhecidos como pessoas perante a lei.
Será que uma criança escrava tem algum momento de lazer? Uma grande maioria obviamente que não, e nem sequer conhecem um brinquedo visto que os únicos instrumentos que conhecem são os artefactos de trabalho, nunca chegando a conhecer o verdadeiro significado da amizade, compreensão bem como outros valores fundamentais nem os chegam a conhecer.
Por isso é fácil de ver como nem todas as pessoas tem um nível de vida suficiente para assegurar para si próprias e às suas famílias a saúde e bem-estar, a alimentação, o vestuário, o alojamento, a assistência médica… Nós queixamo-nos de muitas coisas que vão mal seja pelo emprego ou pelo nosso sistema de saúde. Mas se olharmos para muitos países em África que nem sequer têm água potável para beber, e onde os medicamentos são escassos e a