EXPERIMENTO DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DE UM CORPO EM UMA DIMENSÃO NUM PLANO INCLINADO.
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
EXPERIMENTO DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DE UM CORPO EM UMA DIMENSÃO NUM PLANO INCLINADO.
Acadêmicos: Bruno Obana Luana Mazin Tsubone Victor Paco
Professor: Eduardo
Maringá-PR, 27 de Março de 2014.
RESUMO
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado é um movimento caracterizado pelo móvel percorrer uma trajetória unidimensional e apresentar uma aceleração constante. Este foi estudado por meio do experimento num plano inclinado sujeito à força da gravidade. Neste, foram usados trilhos de ar da Azeheb, cujo cronômetro possui precisão de 10-3s, este conectado à sensores de tempo. Adotaram-se como condições iniciais V0=0, S0=0 e t0=0. Obteve-se via interpretação gráfica (papel milimetrado e di-log) que a equação do movimento do móvel foi S= 27t2, S = 0.145 + 27 t2 e S= 60t2 no plano inclinado e a aceleração é a = 54 (cm/s2).
INTRODUÇÃO
Também conhecido como movimento acelerado, o Movimento Uniformemente Variado consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Porém, se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero. O conceito físico de aceleração difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade. Dizemos que um corpo descreve um Movimento Retilíneo Uniforme, segundo um referencial, quando o módulo do vetor velocidade for constante e não nulo.
OBJETIVOS