1º Guerra Mundial
No início do século XX, a Europa vivia um período denominado Belle Époque graças à modernização que estava ocorrendo naquela região. Entretanto, com a unificação da Itália e da Alemanha, começou uma corrida para dominar as colônias na África e isso causava uma tensão naquele continente.
A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918. Essa guerra alterou para sempre o mapa geopolítico na Europa e no Médio Oriente. Participaram do conflito, a Tríplice Entente (esse nome surgiu da frase Entente Cordiale que significa Entendimento), que era liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos. A outra parte do conflito era formada pela chamada Tríplice Aliança, que era liderada pelo Império Alemão, Império Austro – Húngaro e Império Turco-Otomano. Antecedentes
Ainda no século XX, vários problemas atingiram as nações europeias e alguns países não estavam satisfeitos com a partilha da África e da Ásia, que ocorreu no final do século anterior. Países como a Itália e a Alemanha não participaram do processo neocolonial. Entretanto, países como França e Inglaterra podiam explorar colônias que possuíam muitas matérias-primas e riquezas. A insatisfação desses países pode ser considerada como uma das causas para o início da Primeira Guerra Mundial.
Havia, entre os países europeus, uma enorme concorrência pelos mercados consumidores e isso causou um conflito de interesses. Ao mesmo tempo, eles começaram a realizar uma corrida armamentista para se proteger caso ocorresse algum ataque. Essa reunião de material bélico por cada país deixava o outro apreensivo e querendo ter mais armas do que o país vizinho. Um outro problema eram as consequências da Guerra Franco Prussiana, onde a Alemanha tomou da França a região Alsácia-Lorena. Os franceses desejavam tomar a região de volta.
Um outro fato que foi decisivo para os rumos dessa guerra foi o pangermanismo e o pan-eslavismo. Os germânicos eram