1º Guerra-Mundial
Neste trabalho, irei falar da 1° guerra mundial, também conhecida como grande guerra. Como todos nós sabemos ou já ouvimos falar, uma guerra pode trazer vários ganhos para o país vencedor, como também varias perdas para o país perdedor, sendo econômicas, politicas ou sociais. Foi oque aconteceu com os países que participarem da grande guerra, que iremos conhecer agora.
A GRANDE GUERRA Desde o final do século XIX, aumentavam as disputas politicas por territórios, assim como as rivalidades por questões de diferenças religiosas, políticas e étnicas. Por essas razoes as principais potencias europeias estavam em um conflito silencioso, a Europa estava como uma “chaleira fervendo”, ou seja, estava pronta para explodir a qualquer momento. Por esse motivo, os países começaram a fortificar seus exércitos. Foram formadas então alianças de acordo com seus interesses:
A Tríplice Aliança, formada em 1882 e formada pela Alemanha, Império austro-húngaro e Itália.
Tríplice Entente, formada em 1907 e formada pela França, Grã-Bretanha e Rússia. Neste clima tenso, qualquer incidente poderia causar um conflito entre nações. E isso aconteceu devido à morte do arquiduque Francisco Fernando da Áustria e de sua esposa, Sófia duquesa de hohenbeg, que foram assassinados pelo sérvio Gravilo Princip. No dia 28 de junho de 1914. Visto isso, foi declarada guerra a Sérvia. E foi assim que a Europa entrou na guerra. Alguns políticos e historiadores têm discutido outras causas para essa guerra durante anos, tais como:
O crescimento do nacionalismo na Europa;
Disputas territoriais não resolvidas;
Problemático sistema de alianças;
Rivalidade politica, econômica e militar na indústria e no comercio;
Planeamento militar anterior;
Governos não unificados;
A corrida imperialista para dominar países da Ásia e da África;
Atrasos e divergências nas comunicações diplomáticas.
As fases da guerra: A primeira fase da guerra de 1914