1º guerra mundial
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1937 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).
A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.
É de grande importância que a humanidade aprenda com o passado para evitar um futuro conflito entre nações, impedindo assim perdas tão significativas para toda a sociedade.
CONCLUSÃO
A Primeira Guerra Mundial, que foi fruto dos interesses dos banqueiros e industriais dos países envolvidos trouxe os seguintes resultados:
- Fim do Império Áustro-Húngaro;
- Fim do Império Alemão;
- Desencadeamento da Revolução Bolchevique na Rússia, com consequênte extinção do império Russo, inclusive com a extinção física do Tzar, da Tzarina e seus filhos;
- Maior consciência política da classe operária de todos os países de que o povo é sacrificado nas guerras para que as elites consigam obter maior riqueza;
- fortalecimento dos regimes totalitários de direita (fascismo e nazismo) e de esquerda (comunismo);
- o Tratado de Versalhes foi um dos responsáveis pela Segunda Guerra Mundial.
1º GUERRA MUNDIAL
Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações européias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.
POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.
b) Revanchismo francês – A França desejava recuperar