Cultura organizacional
Rozalina Menezes Vicente[1]
Resumo
Esse artigo de revisão visa proporcionar uma reflexão sobre as definições da cultura organizacional e a sua importância para as organizações. As organizações estão enfrentando desafios para se manterem no mercado, gerando mudanças constantes, uma competitividade de produtos similares ou à guerra de preços.
Palavras-chave: Cultura Organizacional. Organizações. Definições.
1 INTRODUÇÃO
Cultura organizacional é um tema que, embora pesquisado no exterior desde a década de 50, somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção ao mesmo no Brasil. Assim, se tornando um dos grandes temas em debate na psicologia do Trabalho, tanto na academia, como nas publicações da imprensa em geral. (Freitas, 1991).
É preciso compreender a importância da cultura da organização. Essa reflexão pode variar segundo diversos aspectos, entre os quais a cultura da organização e as experiências das pessoas envolvidas, sendo objetivo dessa pesquisa apresentar as definições da cultura organizacional e seus processos de mudanças dentro das organizações, visando uma melhor competitividade de mercado.
2 DEFINIÇOES
Freitas (1991) afirma que cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação aqueles problemas.
O que pode se considerar é que cada organização tem uma vida própria, que inclui formalidade nas regras, formas de comunicação, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios, etc. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em diversas empresas, mesmo do mesmo ramo, pode perceber isso a partir de sua própria vivência