Administração estratégica
521 palavras
3 páginas
"A estratégia mudou: hoje a vantagem competitiva pode vir da rede de clientes". Michael Porter Administração Estratégica é um processo que envolve as cinco funções administrativas, são elas: atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, tendo esta política o intuito de atingir os objetivos organizacionais. Obs: podemos observar na definição acima que administração estratégica não significa planejamento estratégico, visto que aquela possui uma amplitude maior e engloba as atividades do planejamento, tornando este uma parte do sistema estratégico. Difere do planejamento estratégico por ser mais amplo, sistêmico. Conceituando a Administração Estratégica vemos que ela é a maneira pela qual as organizações dinamizam os planos desenvolvidos na etapa de Planejamento Estratégico e é através deste tipo de gerenciamento que as instituições executam suas estratégias e geram - se necessário - revisões e realinhamentos na intenção de atingir os objetivos esperados. Vejamos o que o renomado Ph.D Henry Mintzberg conceitua sobre a matéria:
“o processo de conceber, implementar e avaliar continuamente uma estratégia que assegure o êxito atual da organização e construa as competências essenciais para o seu sucesso no futuro.” O gerenciamento através deste tipo de gestão busca responder aspectos como:
1. Onde a organização está? (através do diagnóstico estratégico); 2. Aonde a organização quer chegar? (através da visão e objetivos); 3. Como a organização irá chegar? (através das metas, programas e ações); 4. Como a organização está indo? (através dos sistemas decontrole). Através destes questionamentos podemos tomar conhecimento da atual situação da organização e com isso direcionar esforços na intenção de explorar os pontos fortes e as oportunidades existentes de forma objetiva; também podemos aproveitar o levantamento para eliminar pontos fracos encontrados e reduzir ou pelo menos minimizar os