Cultura Organizacional - Banco Santander
Introdução: A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. A cultura organizacional contribui para as características únicas de cada empresa. A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais.
Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.
Banco Santander: A unificação das marcas Santander e Real, concluída em novembro de 2010, mobilizou diversas áreas do banco desde o início da integração. Ao longo desse processo, foram alocadas pessoas e recursos para não alterar a rotina das agências e investimos fortemente na construção de uma identidade que traduzisse os valores e as necessidades dos nossos diversos públicos de relacionamento.
Após a unificação das marcas, o nome "Real" deixou de existir, mas continua vivo no dia a dia do Santander – sejam em produtos, serviços, ideias ou práticas de sustentabilidade. Concluindo, a confiança dos clientes e a excelência do atendimento figuram como aspectos essenciais.
A formação da cultura organizacional evoluiu em 2010 e também contribuiu para o fortalecimento do Santander no mercado brasileiro. Nesse percurso, porém, tão importante quanto o que fazem é o modo como fazem. O Santander quer ser sempre ser percebido como um banco próximo de seus clientes, acionistas e funcionários, um banco mais humano, feito por pessoas que agem de forma verdadeira e transparente. São esses valores que devem inspirar e orientar as ações diárias dos funcionários e prestadores de serviço, de forma a traduzir a missão, os compromissos e o modelo de gestão da Organização.
Alguns dados relevantes:
Dez mercados principais: Brasil, Espanha, Reino Unido,