modelos contemporaneos
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
DISCIPLINA: MODELOS CONTEMPORÂNEOS DE ORGANIZAÇÃO
Andrea Oliveira
Marla Fúlvia
Raíssa Tozzi
Rosana Oliveira
Thaíssa Otsuka
Verônica Santos
São Paulo
Junho/2014
1. Introdução
O intuito do presente trabalho é analisar duas empresas (Banco Santander e Banco Itaú), para isso selecionamos duas agências do mesmo segmento (Select e Personnalité), apontando o modo de trabalho de cada uma, suas características gerais, bem como o surgimento de cada segmento.
Na primeira parte, será abordado os modelos organizacionais dentro de cada banco, especificamente dentro das agências analisadas no dia a dia e serão apresentados os pontos positivos e negativos em cada modelo organizacional adotado.
Na segunda parte, será analisado as estruturas organizacionais, que são os conjuntos de responsabilidades, autoridades, comunicação e decisões das unidades (agências) e atividades organizacionais da empresa, que determinam seus processos e os mecanismos utilizados para a elaboração da estrutura de cada unidade, apontando quais as estruturas utilizadas em cada segmento.
Na terceira e na quarta parte, serão apresentados os tipos de realização do trabalho, como é realizado trabalhos que não são o “coração” da empresa e a análise dos dois segmentos, citando pontos positivos, negativos e as forças em comum que cada um possui.
Por fim, será apresentado as considerações finais do trabalho realizado, com os resultados obtidos e sugestões de melhoria, a modo de facilitar os processos realizados pelos funcionários das agências, com menos burocracia, facilidade e maior agilidade nas resoluções dos problemas enfrentados no cotidiano.
A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, enriquecida com pesquisa ao material e livro disponibilizado pelo professor, pesquisa de informações na intranet de cada agência e a