Modelos contemporâneos de organização
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas Prof. Ms. José Antonio Ulhôa C. Ferreira
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro 1
As Organizações vistas como Máquinas
As máquinas influenciam cada aspecto da nossa existência, pois aumentaram nossas habilidades produtivas. Moldaram quase todos os aspectos de nossas vidas
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro
2
Aspectos Positivos da Mecanização
Automatização de processos. Ganho de tempo Maior especialização Competição entre empregados Redução de custos a longo prazo
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro
3
Aspectos Negativos da Mecanização
Moldamos nosso mundo em consonância com princípios mecânicos. Empresas planejadas e operadas como se fossem máquinas são mais burocráticas. O funcionário não é uma máquina.
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro
4
Pensamento Mecânico e surgimento da organização Burocrática
Organizações planejadas e operadas como se fossem máquinas são chamadas de burocracias. Organização como máquina funciona funciona de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível.
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro
5
As Origens da Organização Mecanicista (1)
Organização Organon (grego) significa ferramenta ou instrumento. Ferramentas são dispositivos mecânicos aperfeiçoadas para facilitar a execução de atividades orientadas para um fim particular.
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro
6
As Origens da Organização Mecanicista (2)
Durante a Revolução Industrial na Europa e América do Norte os conceitos de Organização se tornam mecanizados. Adaptação das empresas às exigências das máquinas. Necessidade de planejamento e controle no trabalho. Aumento da eficiência, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores. Aumento de técnicas para disciplinar os trabalhadores.
MCO-03 - Máquina, Organismo Vivo e Cérebro 7
As Origens da Organização Mecanicista (3)
Frederico, o Grande, da Prússia