Resumo
Um exemplo de episteme pode ser expresso pela pergunta "Por que envelhecemos?", parece ser uma pergunta boba, mas não é, há atualmente mais de dez pesquisadores focados em descobrir e responder porque com o passar dos anos o corpo humano envelhece. Esse é um caso de episteme, já que os pesquisadores estão a procura de uma resposta verdadeira e imutável para tal processo.
2 - A solução do "drama barroco" é chamada de empirismo, que defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo; que a abstração da mente a percepção do que acontece no mundo é que faz o homem adquirir sabedoria, que as teorias científicas devem ser adquiridas através dessas experiências e conhecimentos adquiridos e não pela fé.
Através do empirismo que desencadeou a era religiosa para a era da ciência, que fez o homem passar a buscar resultados concretos.
3- A partir da verificabilidade pode-se provar o que realmente é verdadeiro ou falso, o conhecimento científico quer provar isso através das práticas, testando o que é necessário e a cultura moderna adota exatamente isso, deixando o momento do "achismo" para a era da comprovação.
4 - Imaginar um mundo sem ninguém para liderar, sem regras, sem leis, explica o fundamento da frase de Maquiavel "a política não leva aos céus, mas sua ausência é o pior dos infernos". Para se ter e manter a ordem é necessário alguém no poder, a politicagem, a influência que um passa para o outro. A moral e a virtude eram necessários para se viver bem naquela sociedade, mantendo a estabilidade social, independente que essa chamada moral fosse fazer os homens mentir, matar, pois eles se julgavam acima da moral.