Isciplina : modelos contemporâneos da organização turma : gep
777 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIECentro de Ciências Sociais e Aplicadas
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão Estratégica de Pessoas
Nome: Amanda Tsarbopoulos Graziani TIA: 7125795-0
Disciplina : Modelos Contemporâneos da Organização Turma : GEP
Resenha Aula 4 – Design das Posições Individuais
Falaremos a seguir sobre design, sobre os parâmetros essênciais da estrutura organizacional e como eles são aplicados. Os compontes básicos da da estrutura Organizacional clasificam-se em quatro grupos amplos. Os parâmetros de design são: Design das posições, Design da superestrutura, Design dos vínculos laterais e Design do sistema de tomada de decisão. Segundo Mintzberg, o design das posições individuais ocorre em três parâmetros: a especialização da tarefa, a formalização do comportamento para executá-la e o treinamento e a doutrinação exigidos por ela. Especialização do Trabalho: A especialização da tarefa dita quais são os trabalhos executados por cada cargo ou função, se o trabalho é repetitivo e não exige foco ou concentração e outra onde o trabalho é controlado em cada aspecto, tornando-o com mais profundidade. Mintzberg acredita que a divisão de trabalhos está presente em qualquer atividade humana ou em qualquer organização.
Especialização horizontal do Trabalho: Na especialização horizontal há o aumento de produtividade, pois quando há a especialização em uma só tarefa não há tempo gasto na troca de tarefas e além disso se desenvolve novos métodos para agilizar e aumentar a qualidade na produção, a repetição é o principal fator vinculado a produtividade, facilitando assim a padronização.
A especialização horizontal também permite que o indivíduo de adeque a tarefa, pois focaliza o trabalhador. Os outputs são mais uniformes e eficientes. O indivíduo se adapta a tarefa.
Especialização horizontal do Trabalho: Na especialização vertical o trabalhador tem controle das tarefas se tornando totalmente ativos na