Biografia de Poetas
Manuel Antônio Álvares de Azevedo é o principal nome da poesia ultra-romântica brasileira. Nasceu em 12 de setembro 1831, em São Paulo e faleceu em 25 de abril de 1852, no Rio de Janeiro.
Foi aluno de Gonçalves de Magalhães e amigo de Bernardo Guimarães.
Álvares de Azevedo escreveu poesia, prosa e teatro. Toda sua obra foi escrita em um período de 4 anos (período em que era estudante universitário) e publicada depois da sua morte.
Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871) foi um poeta brasileiro.
Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.
Faleceu dia 06 de julho de 1871 em Salvador.
Casimiro de Abreu
Casimiro de Abreu, nasceu na Barra de São João, Estado do Rio de Janeiro, no dia 4 de janeiro de 1837.
É um dos mais populares poetas brasileiros e é conhecido como “Poeta da Infância”. Como começou a trabalhar desde cedo, por isso não concluiu seus estudos.
Apesar de ser da Segunda Geração Romântica (Ultra-Romantismo), sua poesia fala do amor associado à vida e à sensualidade (sempre disfarçada).
Morreu em 1860 de tuberculose e a sua poesia (embora não tenha sido inovadora) contribuiu para consolidar e popularizar de forma definitiva o Romantismo no Brasil.
Fagundes Varela
Nascido em 1841 na fazenda Santa Clara, em Rio Claro, foi um poeta brasileiro que fez parte da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Sua poesia além de apresentar temas sociais e políticos, desenvolveu também temas sobre a natureza e temas que falam de angústia, solidão, melancolia e desengano. É patrono da cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras.
Faleceu dia 18 de fevereiro na cidade de Niterói, no