Breve biografia sobre o grandioso Poeta menor
Manuel Bandeira, aquele que se auto apelidou como o Poeta menor, foi um notável escritor do modernismo brasileiro nascido no Pernambuco em 1886. Considerado o Mestre do Verso Livre no Brasil, deixa de seguir regras estabelecidas em escolas literárias anteriores, criando seus próprios critérios.
Em 1917, após recuperar-se de uma tuberculose e retornar da Suíça, Manuel publicou seu primeiro livro, Cinza das horas, que não recebeu devido destaque. Mas ao escrever Carnaval, onde já mostrava suas tendências modernistas, agradou mais que o esperado. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e posteriormente passa a abordar temas com mais encanto, sendo que muitos deles tinham foco nas recordações de infância.
Manuel Bandeira foi também crítico de artes, tradutor, fez diversas conferências e escreveu as biografias de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Castro Alves.
Quando completou 80 anos, recebeu várias homenagens, porém 2 anos depois, seu estado de saúde se agravou e no dia 13 de outubro de 1968, o grande escritor partiu deixando para trás um conjunto de obras que até hoje são admiradas pela crítica e, principalmente, pelo público.
Disponível em: <http://www.vidaslusofonas.pt/manuel_bandeira.htm>, acessado em 28 de Abril de 2015.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/literatura/manuel-bandeira/>, acessado em 28 de Abril de 2015.
Disponível em: < http://www.releituras.com/mbandeira_bio.asp>, acessado em 28 de Abril de 2015.
Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/biografias/manuelbandeira/>, acessado em 28 de Abril de 2015.
Disponível em: < http://pensador.uol.com.br/autor/manuel_bandeira/>, acessado em 28 de Abril de 2015.