Macroeconomia aula 03
Disciplina: Macroeconomia Período: 4º Semestre
Acadêmica: Neivanda da Silva Chaves RGM:023.5373
ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02 E 03.
ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA NO PORTFÓLIO – AULA 03
VALOR = 4.00
QUESTÃO 01: EXPLIQUE (COM SUAS PALAVRAS) O DILEMA DA ECONOMIA CONHECIDO COMO trade off ENTRE INFLAÇÃO E DESEMPREGO. (VALOR = 0.50)
R: O trade off refere-se à questão da escolha que se faz onde se perde algo em troca de um ganho que para o momento pode ser visto como a melhor decisão. Acontecimento bem comum na economia, já que não se pode alavancar um setor sem prejudicar outro. Nos quesitos inflação e desemprego por exemplo, é onde mais se pode observar o trade off, já que tentando controlar a inflação o governo acaba por optar por planos que deixam o desemprego mais elevado pois as empresas para acompanhar o crescimento tornam mais mecanizadas diminuindo assim a mão de obra humana.
QUESTÃO 02: COM RELAÇÃO À POLÍTICA FISCAL, RESPONDA: (VALOR = 1.50)
a) QUEM A EXECUTA:
R: O governo.
b) QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL:
R: São os instrumentos fiscais, a variação de taxas e impostos, a tributação.
c) QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL RESTRITIVA:
R: Redução dos gastos do governo e aumento dos impostos.
QUESTÃO 03: QUAIS SÃO OS AGENTES ECONÔMICOS QUE COMPÕEM UMA ECONOMIA DE 04 SETORES? (VALOR = 0.80) R: Consumidores (ou famílias), empresas, o governo e o setor externo.
QUESTÃO 04: PORQUE EM PAÍSES COMO O BRASIL, A RENDA LÍQUIDA DO EXTERIOR É NEGATIVA? (VALOR = 0.50)
R: Porque há mais empresas nacionais atuando em outros países do que transnacionais instaladas em seu território, ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que recebe.
QUESTÃO 05: COM RELAÇÃO AO MODELO KEYNESIANO DE DETERMINAÇÃO DA RENDA, EXPLIQUE A HIPÓTESE DEFENDIDA PELO GOVERNO DE QUE A ECONOMIA PODE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM