Romantismo e seus principais autores
2º colegial do ensino médio – turma B
Giovana Teixeira Malta
Romantismo e seus principais autores
Professora: Alessandra Arguejos
Uberlândia – MG
2013
Lord Byron
Vida, características de sua obra e curiosidades
George Gordon Noel Byron nasceu em Londres em 22 de janeiro de 1788. Byron herdou seu título de nobreza de seu tio-avô William, em 1798. Em 1801 foi estudar em Harrow, uma das mais tradicionais escolas inglesas e, em 1805, entrou para a Universidade de Cambridge.
Seu livro de estreia, "Ociosidade das Horas", foi mal recebido pela crítica da revista escocesa "Edinburgh Review". Byron respondeu por meio de um poema satírico intitulado "Bardos Ingleses e Críticos Escoceses".
Aos 21 anos, ingressou na Câmara dos Lords, no Parlamento inglês. Pouco depois, partiu para uma longa viagem pela Europa e pelo Oriente. Em 1812, publicou sua primeira obra de sucesso, os cantos iniciais de "Peregrinação de Childe Harold". A obra teve sucessivas edições em inglês e foi traduzida para várias outras línguas. Byron publicou a seguir, também com sucesso, outras obras, como "O Corsário" e "Lara", poemas de expressão oriental.
Em 1815 casou-se com Anne Milbanke, de quem se divorciaria no ano seguinte. A separação causou escândalo na sociedade da época, em que já circulavam rumores de incesto na relação de Byron com sua meia-irmã, Augusta Leigh. No ano seguinte, Byron partiu para o exílio, de onde nunca mais retornaria.
Mudou-se para Veneza, onde passou a levar uma existência mundana e a frequentar os salões da Condessa Albrizzi e de Benzoni. Sua vida extravagante, repleta de aventuras, amantes e bebida, foi documentada em suas "Cartas". Neste período lançou o poema "Beppo, uma história veneziana", satirizando a sociedade da época.
Em 1819 escreveu o poema herói-cômico "Don Juan", que ficaria para sempre inacabado. Como moda literária, o byronismo (Segunda Geração ou Geração do