Camoes e sua lirica
Luís Vaz de Camões, poeta português mundialmente conhecido pela sua obra “Os Lusíadas”, contribuiu de grande forma para o enaltecimento da Língua Portuguesa.
Como introdução ao estudo da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões, foi proposta a realização do presente trabalho em que será descrita uma breve biografia e serão apontados os momentos mais marcantes na vida e obra de Luís de Camões, bem como as correntes que influenciaram o autor: Renascimento, Humanismo e Classicismo, descrevendo as suas características e as mudanças mais marcantes e o período da história em que ocorreram. Irá ser descrito as características da lírica camoniana. Também será feita uma descrição das personalidades que mais influenciaram na sua escrita, como Platão, Dante e Petrarca.
Vida e Obra de Luís Vaz de Camões
Poeta português, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525, não se sabe exatamente onde, e morreu a 10 de Junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra, e que perante toda a história parecia fazer parte da pequena nobreza.
Atribuem-se-lhe várias expatriações, sendo uma para Ceuta, onde se bateu como soldado e em combate perdeu o olho direito - perda referida na Canção Lembrança da Longa Saudade - e outro para Constância, entre 1547 e 1550, obrigado, diz-se, por ofensas a uma certa dama da corte.
Depois de regressado a Lisboa, foi preso, em 1552, em consequência de uma desavença com um funcionário da Corte, e colocado na cadeia do Tronco. Saiu no ano seguinte, perdoado pelo agredido e pelo rei, conforme se lê numa carta enviada da Índia, para onde partiu nesse mesmo ano, quer para mais facilmente obter perdão quer para se libertar da vida lisboeta (boémia), que o não contentava.
Segundo alguns autores, terá sido por essa altura que compôs o primeiro canto de Os Lusíadas.
Na Índia parece não ter sido feliz., Goa