burnout e esgotamento
Burnout: A chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos. O termo Burnout é uma composição de burn = queima e out = exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.
Esgotamento: Atualmente o Esgotamento é um termo de uso corrente na vida moderna e, o que popularmente (e corretamente) se conhece por esgotamento teria origem em duas situações: primeiro, quando a situação à qual a pessoa terá que se adaptar for suficientemente importante e duradoura para gerar forte tensão. Nesse caso haverá Esgotamento por falência adaptativa devido aos esforços para superar uma situação de forte tensão, normalmente considerada provocativa do ponto de vista subjetivo ou objetivo. Em segundo lugar, o esgotamento ocorre quando a pessoa não dispõe de estabilidade emocional suficiente para adaptar-se a vários aspectos da vida cotidiana.
Relação: Burnout vem do esgotamento, decepção e perda de interesse por trabalhar, que surge nas profissões que trabalham com o público, como conseqüência desse contato diário no seu trabalho.
Quais as consequencias do estresse ?
Sintomas físicos: Distúrbios do sono.- coração com batimentos cardíacos acelerados.- Dor nas costas.- Dor nos ombros ou no pescoço.- Tensão dores de cabeça ou enxaquecas, erupções cutâneas, Indigestão, cólicas, azia, gás, síndrome do intestino irritável.- Constipação, diarreia- Náusea.-Ganho ou perda de peso, distúrbios alimentares.- Perda de cabelo.- Tensão muscular.- Sensação de aperto ou um “nó” no estômago.- Fadiga.- Pressão arterial elevada.- Batimento cardíaco irregular, palpitações.- Asma ou falta de ar.- Apneia.- Insónia.- Inquietação.- Dormir demais.-