PAPER SINDROME DE BURNOUT ANA ISABEL
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar as causas e efeitos do aparecimento e prevalência da Síndrome de Burnout nos trabalhadores da atualidade. A síndrome se desenvolve principalmente nas profissões que mantém contato direto com pessoas em prestação de serviço, sendo, portanto, conseqüência desse contato diário e resulta em esgotamento constante, perdas de interesse pela atividade de trabalho dentre outros.
Este trabalho analisa o contexto da saúde mental e síndrome de burnout, enfocando os sintomas de ordem física, psíquica e comportamental além de ressaltar o papel do psicólogo na prevenção e tratamento dessa síndrome.
.
Palavras-chave: Síndrome de burnout. Trabalho. Esgotamento profissional.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca, a partir da literatura, apresentar a Síndrome de Burnout, proporcionando uma melhor compreensão das causas e conseqüências desse tema que atualmente tem sido muito freqüente nas organizações de trabalho.
Na síndrome de Burnout, o próprio trabalho é considerado um agente adoecedor e não apenas pela relação particular que um determinado indivíduo pode ter com seu trabalho, mas sim pelas características intrínsecas de determinados trabalhos, ou do trabalho em si, em determinadas circunstâncias. A grosso modo, qualquer trabalhador, de qualquer profissão, pode desenvolver Burnout, porém a síndrome tem sido descrita com maior freqüência em determinadas funções, e em determinadas condições de trabalho. Não vem a ser obra do acaso, por exemplo, a prevalência de 15,9% de afastamento do trabalho por distúrbios mentais em uma determinada categoria profissional enquanto que em outras não passa de 4,9%.
A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em