DESENVOLVIMENTO ECON MICO
Uma das maneiras de se mensurar o desempenho econômico de um país ou região é através da análise de seu Produto Interno Bruto - PIB e da renda per capita (PIB dividido pelo número de habitantes), que traduzindo indica a riqueza de um país e consequentemente o padrão de vida da população que ali vive. Porém isto é muito relativo... Pode ser o país muito rico e a sociedade apresentar um baixo padrão de vida ou vice-versa, dependendo diretamente da distribuição de renda existente. No caso do Brasil, este país infelizmente apresenta uma parte da sociedade incapaz de atender às suas necessidades básicas e distribuição de renda é uma das mais desiguais do mundo.
Portanto, devido a estas diferenças existentes, e para analisar as questões econômicas existentes, vários índices estatísticos podem ser utilizados, dentre eles, o P90/P10 ou 10% mais ricos a 10% mais pobres, que mensura o quanto o grupo formado pelos 10% mais ricos da população ganha em relação ao grupo dos 10% mais pobres. Outra forma de avaliação é a partir do Coeficiente de Gini.
É muito importante saber diferenciar crescimento de desenvolvimento econômico, já que é possível uma região apresentar crescimento econômico sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico proporcional. Ou seja, crescimento e desenvolvimento econômico são dois termos diferentes que devem ser compreendidos de acordo com a situação apresentada pela região durante um certo período para se ter uma base de comparação.
O crescimento econômico pode ser visualizado como um aumento de capacidade produtiva, com base na produção de bens e serviços, sendo definido a partir do índice de crescimento anual do PNB (Produto Nacional Bruto) per capita e também indicado pelo crescimento da mão de obra, dos lucros obtidos e investidos, e através do grau de aperfeiçoamento tecnológico. Quanto ao desenvolvimento econômico, este está relacionado com o crescimento econômico, porém apresentando melhorias de qualidade de vida