Cultura brasileira e globalização
A globalização traz implícita o ideal de união e confraternização entre os povos, porém, a identidade cultural deve ser preservada, ou seja, a globalização não pode excluir os aspectos particulares da cultura, das línguas, das tradições e costumes de cada povo. O grande desafio dos tempos atuais é justamente a preservação da identidade cultural frente aos inequívocos apelos do processo de globalização.
Cultura e identidade cultural
Para estabelecer as relações entre Ciências Humanas, Ciências da Linguagem e identidade cultural, torna-se necessário tecer algumas considerações sobre cultura e identidade cultural.
Cultura pode ser considerada como o conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma comunidade ou grupo social. Além das artes e das letras, esse conjunto abrange o modo de vida, a maneira de conviver dos membros dessa sociedade, os sistemas de valores, as crenças e tradições.
Fazem parte da cultura aspectos visíveis e explícitos, como a língua, o modo de trajar, hábitos alimentares, religião e convenções éticas e estéticas e também aspectos invisíveis ou implícitos, como o quanto pode alguém atrasar-se, como expressar a dor física, que tópicos devem ser evitados numa conversação e outras atitudes que podem ser consideradas rudes ou inconvenientes.
A cultura é um conhecimento adquirido e não se limita a grupos raciais, étnicos, como se cada uma dessas categorias compartilhassem, necessariamente, a mesma cultura. Os modos de sentir e agir, que se expressam em normas de comportamento, instituições, objetos artísticos, saberes transmitidos, constituem a