Parasitologia helmintos
[pic]
[pic]
Helmintos de Carnívoros
1-Nematódeos de Carnívoros:
1- Toxocariose: pertencente à classe Nematoda, ordem Ascaridida e família Ascarididae, espécie: Toxocara canais, Toxocara cati e Toxocara leonina.
Toxocara canis:
-Características:
-Localização: intestino delgado
-Nutrição: produtos pré-digeridos (aminoácidos, vitaminas e oligoelementos)
-Ciclo Biológico: As fêmeas fazem a postura dos ovos contendo apenas uma célula e com casca espessa para resistir ao meio ambiente. Os ovos saem nas fezes e forma-se L1 e L2 dentro do ovo. O hospedeiro definitivo se infecta de 4 maneiras: via oral (horizontal ou direta), via transplacentária e via transmamária (vertical ou indireta) e via hospedeiros paratênicos (ingestão de roedores, répteis e pássaros). *Toxocara cati só infecção transmamária.
-Migração Larval:
-Traqueal: as larvas chegam até os pulmões através da circulação, rompem os alvéolos e migram para a traquéia, onde são deglutidas, então, chegando ao intestino delgado (mais comum em filhotes).
-Somática: as larvas chegam a outros tecidos através da circulação, onde se incistam e tornam-se larvas infectantes inibidas (mais comum em animais com mais de 2 meses).
-Sinais Clínicos: quando a infecção pré-natal é muito grande, pode haver a morte do animal, pois a migração das larvas causa lesões hepáticas e focos pneumônicos.
Em infecções maciças podem ocorrer obstruções no sistema digestório. Vômitos e diarréia podem ser observadas pela ação irritante dos adultos na mucosa gástrica e intestinal.
Adultos podem penetrar nos canais biliares ou pancreáticos, levando à quadros agudos e às vezes fatais.
Competição alimentar ocorre devido à sua ação espoliadora de aminoácidos essenciais, vitaminas e sais minerais levando ao enfraquecimento.
Sinais neurológicos vão desde irritação, até crises convulsivas, e estão associadas com as toxinas