Relatório de Parasito
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso de Graduação em Ciências Biológicas
6º Período - Diurno
Disciplina: Parasitologia
Profª Drª: Karine Rezende de Oliveira
Alunas: Fabiana Araújo
Fanilda
Giselle Moura
Joice Lima
Relatório de Aula Prática
Introdução
A ciência que estuda os organismos que vivem no interior ou exterior de um outro hospedeira é chamada de parasitologia. Estes hospedeiros extraem alimento e abrigo, observando que esta relação nem sempre é nociva ao hospedeiro (CIMERMAN, et al, 2008 p. 3). Através de seu hospedeiro o parasita obtém seu alimento, consumindo os tecidos e humores ou conteúdo intestinal, porem essa relação tem base nutricional não podendo lesar drasticamente o hospedeiro, procurando então evitar alterações comprometedoras, o que levaria a perda de seu hospedeiro.
O parasitismo tido como ideal se caracteriza por não haver danos ao hospedeiro, sendo assim não provocando doença. Este fato ocorre com alguns parasitas, com o passar dos anos se adequaram de tal forma ao seu hospedeiro que passaram a viver outro tipo de relação entre dois organismos chamado de simbiose (MASCARINI, L. M. 2003).
Em meados de 1860, os fundamentos da parasitologia foram estabelecidos e os parasitas se tornaram responsáveis por muitas doenças em animais domésticos e principalmente no homem. Em contrapartida apesar da maioria dos parasitologistas possuírem qualificações medicas, na metade do século XIX a parasitologia se estabeleceu como um ramo da historia natural os quais eram médicos, zoólogos e outros do ramo da historia natural (MASCARINI, L. M. 2003).
Na pratica envolve estudos em helmintos, protozoários e artrópodes, em destaque para esse ultimo grupo com maior numero de parasitas de grande importância veterinária e medica. Sendo umas das enfermidades parasitarias freqüentes na população mundial os estudos da parasitologia se torna