Relatório Urinalise e Parasito
Curso: Biomedicina
Aluno (a): BRENNDA VALÉRIA MORESCO
8° Semestre
Tema: Relatório de Estágio
INTRODUÇÃO
Os acadêmicos de Biomedicina do grupo 1 estiveram no laboratório da universidade nos dias 12, 13, 14 e 15 de agosto para o desenvolvimento de tarefas explicadas em aulas teóricas.
Esse estágio é uma proposta para preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, mostrando em prática os modos de como são realizados os exames de urina e fezes.
O exame de urina representa um elemento indispensável da patologia clínica, considerando – se que pode detectar doenças em qualquer parte do trato urinário.
Certas doenças sistêmicas podem produzir alterações quantitativas ou qualitativas dos constituintes urinários ou resultar na excreção de substâncias anormais, sem considerar o efeito direto sobre os rins. Por outro lado, a doença do trato urinário pode produzir sintomas sistêmicos notáveis.
O laboratório pode realizar a análise de várias características fecais que podem auxiliar os profissionais da saúde no diagnostico e no monitoramento de seus pacientes. Desde as simples observações brutas até os exames microscópicos e determinações químicas, os testes laboratoriais fornecem pistas sobre o funcionamento do TGI e de doenças que podem surgir no sistema digestório.
Os alunos preparam as amostras, e analisam macro e microscopicamente, os aspectos e alterações, e relatam o que foi observado.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Os componentes do exame de urina padrão incluem: aspecto da amostra, ph, densidade, determinação semiquantitativa das proteínas, presença ou ausência de glicose e cetonas e exame microscópio do sedimento urinário centrifugado para a detecção de leucócitos, eritrócitos e outras anormalidades.
Esses exames (fora o microscópico) podem ser efetuados em várias combinações com fitas reagentes,