nr 22
Com essas descobertas, os minérios do Brasil passaram a ser vendidos para o exterior, e viraram fonte de exploração dos portugueses, que enriqueceram muito com isso.
Dentre os principais minerais, utilizados como matérias-primas, podemos encontrar no solo brasileiro o ouro, a prata e a platina, que são utilizados na fabricação de joias e artefatos utilizados na medicina, como os pinos que fazem emendas dos ossos.
Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs fabricação de carros etc.).
Os minerais têm diversas finalidades para suprir nossa necessidade, porém é o momento da extração desses recursos que é o que merece maior atenção, pois além de deslizamentos que podem ocorrer durante a extração causando acidentes e muitas mortes, nesse momento é exalado a poeira mineral que causa doença várias doenças ocupacionais, como é o caso da sílica.
A sílica, representada pelo símbolo SiO2, é um mineral muito duro que aparece em grande quantidade na natureza, pois é encontrada nas areias e na maioria das rochas.
A sílica pode ser encontrada em formas cristalinas, tais como o quartzo, a tridimita, a cristobalita e a trípoli, ou na forma amorfa como a sílica gel ou a sílica coloidal.
Ela é a principal causadora da doença denominada silicose.
A poeira contendo sílica pode aparecer em vários processos ou operações de diversos ramos industriais.
A silicose é