Cultura Brasileira e Culturas Brasileiras de Alfredo Bosi
Cultura e Sociedade
Atividade: Resumo do texto “Cultura brasileira e culturas brasileiras” de Alfredo Bosi
Alfredo Bosi no texto Cultura brasileira e culturas brasileiras, diz que não há uma cultura uniforme no Brasil, dando ênfase a necessidade de um conceito plural de cultura brasileira. Segundo as ideias do autor e seu entendimento por cultura, supõe que no Brasil existem duas culturas fortemente marcadas, a cultura erudita e a cultura popular, e entre essas acrescenta outras duas que foram se expandindo, cultura criadora e a indústria cultural.
Bosi, ressalta que com o tempo a tecnoburocracia fez que a cultura erudita (universitária) começasse a ter pensamentos padronizados, prevalecendo o senso comum, deixando de lado alguns temas que são necessários para a formação crítica do indivíduo em uma sociedade. E destaca 5 medidas utilizadas por este “sistema”, que afetaram a dinâmica interna do aprendizado universitário, com interesse puramente mercantil.
O autor problematiza o pensamento do “mundo receituário”, em que tudo é simplificado. É uma sociedade regida pelos impulsos econômicos e industriais, uma cultura de massas que tem por bases receitas de efeitos rápidos.
Em seguida Bosi faz uma relação entre essas culturas, mostrando que elas estão interligadas por um ciclo problemático. E aponta como um projeto educador, seguindo os pensamentos de Paulo Freire, tendo por base a consciência de si, do outro e da natureza.
Por fim, conclui Bosi, que a elaboração da filosofia da cultura brasileira deve ser analisada dentro de um contexto histórico e social, tendo em vista as múltiplas culturas existente em nossa sociedade.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.308-345:
Cultura brasileira e culturas brasileiras.